22/01/2020 às 18h49min - Atualizada em 23/01/2020 às 00h33min

Segundo SBR, dor nas costas pode ser alerta de doença reumática incapacitante

A dor nas costas pode ser a primeira manifestação do sintoma de doenças reumáticas com a espondilite anquilosante, doença inflamatória que afeta as articulações

DINO
http://smcare.com.br/


Alguns brasileiros lidam com as dores nas costas, independentemente da idade ou gênero. Muitas vezes as dores são resultado de má postura durante o dia ou quando se passa muito tempo sentado na mesma posição no trabalho. Isso acontece porque a coluna sofre uma pressão constante, o que acaba sobrecarregando os músculos, resultando na sensação de dor constante. Entretanto, as dores podem ser um alerta para algo mais perigosos como doenças reumáticas crônicas.

Principais doenças que provocam dores nas costas

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), a dor nas costas pode ser a primeira manifestação do sintoma de doenças reumáticas com a espondilite anquilosante, doença inflamatória que afeta as articulações. Diferentemente da dor nas costas causada por lesão muscular ou "mau jeito", na espondilite, a dor piora enquanto a pessoa descansa, e melhora com a movimentação.

A espondilite anquilosante começa com uma dor persistente por mais de três meses e afeta as articulações da região da lombar, mas pode afetar também joelhos e ombro. Geralmente, é uma doença que acomete mais homens do que mulheres.
Um dos pontos que mais chama a atenção na espondilite é que ela acomete, principalmente, pessoas jovens, entre os 20 e 40 anos. Se não tratada, a doença pode levar à incapacidade física.

Embora se trate de uma doença crônica, atualmente existem tratamentos altamente eficientes para bloquear a doença, não só visando amenizar os sintomas da dor, mas também para evitar as sequelas que podem decorrer da falta de tratamento adequado.

Fisioterapia: aliada no tratamento de dores crônicas

No caso de as fortes dores no corpo persistirem por mais de três meses, é aconselhável a busca de um profissional especialista em espondilite anquilosante (reumatologista). Ele é a pessoa mais indicada para iniciar o tratamento adequado e amenizar as fortes dores que comprometem a mobilidade.

É preciso realizar o diagnóstico precoce. Assim, os médicos vão podem entrar com a medicação certa. Hoje, as drogas conseguem amenizar e controlar os sintomas, mas, para que o tratamento ocorra de maneira mais efetiva, é essencial que seja associado a exercícios específicos de fortalecimento muscular, alongamento e atividades físicas.

O tratamento fisioterapêutico é essencial no tratamento de dores. Entretanto, é importante que as sessões de fisioterapia sejam realizadas de forma adequada e com o auxílio de profissionais capacitados, com ampla experiência na área de reabilitação.

A SM Care é uma clínica de fisioterapia especializada em reabilitação e no tratamento de doenças crônicas. A empresa possui uma equipe de profissionais qualificados em diferentes especialidades e tem o objetivo de realizar a reabilitação de pacientes por meio de exercícios elaborados e personalizados.

A clínica SM Care possui uma unidade na região do Itaim Bibi, zona oeste de São Paulo, e tem capacidade de atender e tratar pacientes de qualquer faixa etária e sexo. Além disso, a clínica também atende atletas que desejam se reabilitar de lesão e idosos com problemas, tais como dores na coluna e nas articulações.



Website: http://smcare.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »