22/10/2017 às 23h25min - Atualizada em 22/10/2017 às 23h25min

Polo x Argo quem vence?

Chegou a hora de avaliar as duas promessas do mercado nacional.

fonte Car Blog

Volkswagen Polo chegará ao mercado brasileiro em outubro para disputar o segmento de hatchs compactos, o qual recebeu recentemente o Fiat Argo. A edição de julho da revista Car and Driver já comparou os dois modelos, e o vencedor foi o Polo.
 


A reportagem analisou seis itens de cada carro, sendo o Volkswagen Polo prevaleceu sobre o Fiat Argo em todos eles. No design, o Polo foi considerado “mais bem resolvido”. Segundo a revista, “formada por grade menos agressiva, a dianteira do Polo agrada mais ao olhar". 
 
O design do Polo tem mais personalidade – "o vinco que contorna a carroceria, por exemplo, resulta em belo efeito estético e deve se tornar marca registrada do carro”.
 
Observe que o recorte dos vidros no caso do VW Polo fica camuflado nas junções das portas. Não há essa divisão aparente na carroceria, resultando em um visual mais sofisticado, sem risos desnecessários.
 
Já no Fiat Argo o rasgo das portas fica aparente, evidenciando um projeto mais barato e com menos refinamento, com um visual fica mais poluído.
 
Fiat Argo x Fiat Argo - interior

Fiat Argo x Fiat Argo - interior

Volkswagen Polo - interior
Em termos de acabamento, “você encontrará no Polo: materiais de textura agradável, encaixes milimetricamente ajustados e soluções que inspiram o bem-estar a bordo". O Argo tem um acabamento melhor que a média dos Fiat, mas ainda adota plásticos duros com textura que aponta menor qualidade.
 
Fiat Argo x Fiat Argo - interior

Fiat Argo x Fiat Argo - interior

Fiat Argo - inteiror
No que respeita à ergonomia, o Polo também é melhor, com comandos melhor posicionados e bancos mais envolventes. Os ajustes dos bancos do VW permitem que se dirija em posição mais baixa. O aspecto interno do Polo é mais contemporâneo, com um design interno mais limpo e tecnológico graças ao painel Active Display digital e ao sistema multimídia com tela de 9,2 polegadas.
 
Fiat Argo x Volkswagen Polo 2018 - painel

Fiat Argo x Volkswagen Polo 2018 - painel

Volkswagen Polo 2018 - painel
A construção do Polo recebeu destaque, oferecendo um nível de finalização com a “mesma atenção que a VW dedica aos seus modelos mais caros”. “Os vãos da carroceria são uniformes e a qualidade da pintura é excelente”. 
 
O espaço interno é outro aspecto que dá vantagem ao Polo. O modelo da VW é 6 cm mais longo, com 4,05 metros, contra 3,99 do Argo. O Polo é 5 cm mais longo no entre-eixo e também mais largo.
 
O resultado é que o Polo acomoda cinco ocupantes sem problemas, e seu porta-malas também é superior, com 355 litros, contra 300 litros do Argo.
 
O VW Polo é superior também em tecnologia, mecânica e construção. O modelo da VW é maior, mas 100 Kg mais leve - graças à plataforma MQB-A0 (derivada do Golf) feita de aços de alta resistência. 
 
Além de maior e mais leve, o Polo tem motores mais modernos e potentes. O motor 1.0 do Argo tem 77 cv com gasolina, enquanto o do Polo terá 90 cv. E enquanto o Argo usa, nas versões mais caras, um motor 1.8 aspirado, o Polo virá com um TSI Turbo Flex de injeção direta. O Polo terá transmissão de seis marchas e câmbio automático de seis marchas.

Desempenho e consumo

Os números de desempenho e consumo do Polo 1.0 TSI ainda não estão disponíveis, mas para efeito de comparação, colocamos abaixo os números do Golf 1.0 TSI MT6 (que é 200 Kg mais pesado que o Polo) frente ao Argo 1.8 HGT MT6, nos dois casos testados pela Revista Quatro Rodas. 


 
Prova VW Polo/Golf 1.0 TSI Fiat Argo 1.8 HGT Vantagem do Polo
0 a 100 Km/h [s] 10,4 10,7 2,9%
0 a 1000 m [s] 31,8 32,3 1,6%
Consumo cidade [Km/l] 12,7 11 15,5%
Consumo estrada [Km/l] 17,8 13,4 32,8%

O resultado mostra o quanto o motor 1.0 TSI da VW é mais eficiente que o 1.8 da Fiat. O Golf 1.0 TSI é superior ao Argo 1.8 MT em todos os cenários, e mesmo assim é 15,5% mais econômico em cidade e nada menos que 32,8% mais econômico em estrada. O Polo terá desempenho ainda superior ao Argo, e consumo inferior, já que será bem mais leve.


Comportamento ao volante

A Car and Driver já andou nos dois carros, e “ao volante”, o Polo mostrou “rodar mais refinado em função da plataforma mais moderna.” Além disso, o Volkswagen “surpreendeu pela capacidade de fazer curvas e pela solidez". 


O Polo avaliado pela publicação foi o equipado com o motor 1.0 TSI, que na Europa oferece 115 cv (no Brasil terá 125 cv), e, segundo a revista, esse motor "empurra o carro com disposição”.

Conclusão

 
O VW Polo conquistou pontuação superior ao Argo em todos os aspectos de análise. A pontuação do Polo foi de 119 (de 120 possíveis), enquanto o Argo obteve 101 pontos.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »