26/06/2020 às 08h46min - Atualizada em 26/06/2020 às 08h46min

Fórmula1: As dez maiores lendas da F1

Colaboração Renata Veríssimo

Renata Veríssimo - STH Automobilismo

 Se você perguntar para pessoas diferentes sobre quem seria o maior piloto de todos os tempos da Fórmula 1, provavelmente teria-se respostas diversas. Afinal, o que torna um piloto uma lenda? O número de vitórias, talvez, suas disputas, forma de pilotagem e alguns outros fatores. Até mesmo o quão apaixonado você é por um certo piloto pesaria na sua escolha.
Ao longo da história, muitos pilotos gravaram seus nomes no hall do esporte, cada um com o seu jeito e habilidades diferenciadas. Sem dúvida compará-los é complicado, e seria ingenuidade achar que um dia conseguiríamos fazê-la com facilidade e sem gerar muitas discussões. Inclusive, se engana quem pensou que escrever um texto como este é simples. Há tantos pilotos, cada um com sua jornada e talento que selecionar apenas dez para esta lista fora no mínimo tortuoso e complexo. Mas, vamos lá!
As 10 maiores lendas da Fórmula 1 por Renata Veríssimo (o texto expressa apenas a opinião da autora):
 
  1. Juan Manuel Fangio
 
Muitos dizem que o argentino é um dos maiores pilotos da história. Serviu de inspiração para pilotos como Michael Schumacher e Lewis Hamilton, mas também não é para menos. Fangio dominou a Fórmula 1 como ninguém, vencendo cinco vezes em sete temporada que esteve na categoria, além de estabelecer recordes que dificilmente serão quebrados. Por exemplo, Fangio venceu 5 títulos em quatro equipes diferentes e detém o maior percentual de vitórias na Fórmula 1 (24 de 51 corridas). Não é atoa que ele foi apelidado de El Maestro (O Mestre).
 
  1. Michael Schumacher
 
Sete vezes campeão mundial, e o único piloto da história a estar no pódio em todas as corridas em uma única temporada, Michael Schumacher com certeza não poderia ficar de fora desta lista. Heptacampeão, ele detém alguns dos recordes da Fórmula 1, como o piloto com maior número de voltas rápidas. O alemão, em sua época, conquistou multidões e até hoje é amado e lembrado pelos fãs.
 
  1. Lewis Hamilton
 
Um dos maiores pilotos dessa geração, com seis campeonatos mundiais nas costas, Hamilton tem estatísticas de deixar qualquer um com inveja. O inglês superou o número de pole position de Michael Schumacher, se tornando o recordista nessa área. O piloto tem uma velocidade impressionante, e seu talento chama atenção por onde ele vai. Hamilton é notável dentro e fora das pistas, pois está sempre envolvido em várias causas sociais. Na temporada deste ano ele pode igualar o seus títulos mundiais com o de Michael Schumacher. Fiquem de olho neste piloto!
 
  1. Alain Prost
 
Juntamente a Ayrton Senna, Prost protagonizou disputas épicas que ficaram para a história do monoposto. Sua genialidade dentro das pistas deixava muitos pilotos no chinelo, e olha que ele pilotava em uma época que tinha rivais à altura. Inteligente, rápido e ágil, não é atoa que o francês é quatro vezes campeão da Fórmula 1.
 
  1. Jim Clark
 
O Escocês voador ganhou esse apelido por sua incrível velocidade nas pistas. Ele tinha um talento natural para esportes a motor, correndo não só pela Fórmula 1, mas também pela 500 milhas de Indianápolis e pela Nascar. O piloto possui dois títulos na carreira, e em 1968 tudo indicava que um terceiro título viria, porém, infelizmente, Clark sofreu um acidente fatal em uma corrida da Fórmula 2 na Alemanha, e o título da Fórmula 1 ficou com Graham Hill.
 
  1. Ayrton Senna
 
Ayrton Senna não precisa de muitas apresentações, pois até hoje ele é lembrado e querido pelos fãs da categoria, até mesmo os mais novos sabem quem é Senna e reconhecem as suas conquistas. Inspiração para vários pilotos, ele é conhecido por sua versatilidade, agilidade e agressividade nas pistas. O brasileiro é tricampeão mundial e tem na sua história diversos embates e vitórias que nos deixaram arrepiados, como quando conquistou o seu primeiro título em Suzuka 88. Para se ter ideia de sua grandeza, sua morte em 1994 foi uma das maiores comoções já vistas na história do Brasil.
 
  1. Niki Lauda
 
Quem nunca assistiu ou ouvir falar do filme Rush, no limite da emoção? Pois é! Uma das maiores rivalidades da história da Fórmula 1 se deu entre Niki Lauda e James Hunt. O ano era de 1976 e Lauda e Hunt eram os favoritos ao título daquele ano, com Niki liderando o campeonato, porém em uma das etapas, Lauda sofreu um grave acidente que quase custou a sua vida. Pouco tempo depois, mesmo com graves queimaduras, ele voltou a correr e tentou compensar o prejuízo. Infelizmente James Hunt ficou com título e Lauda ficou em segundo. O austríaco é tricampeão e é o único piloto da história a vencer tanto pela Ferrari como pela McLaren. Niki superou vários limites físicos e mentais, e este é um dos motivos pelo qual entra para a história do automobilismo.
 
  1. Graham Hill
 
Graham Hill é pai do também campeão mundial Damon Hill, e até pouco tempo atrás os dois era os únicos pai e filho a terem vencido na Fórmula 1. Graham era conhecido como Mister Mônaco, pois dominava essa pista como ninguém. A sua marca em Mônaco foi superada alguns depois pelo brasileiro Ayrton Senna. Ele foi duas vezes campeão da Fórmula 1 e vice campeão por três vezes consecutivas. Além disso, ele é o único piloto a vencer a Tríplice Coroa do Automobilismo (24 horas de Le Mans, 500 milhas de Indianápolis e o GP de Mônaco).
 
  1. Nelson Piquet
 
Mesmo com um tricampeonato em sua carreira, Nelson Piquet não é tão valorizado quando deveria. Conhecido por suas declarações polêmicas e seu humor ácido, Piquet era único nas pistas. Disputar com Piquet era difícil, pois ele dominava seu carro como ninguém. Inteligente e firme, sua habilidade de ultrapassagem era coisa de outro mundo. Nelson Piquet entendia da parte técnica e sempre utilizava sua inteligência para melhorar seu carro. Seu talento foi reconhecido por grandes pilotos, por exemplo Niki Lauda e Sebastian Vettel.
 
  1. Emerson Fittipaldi
 
Emerson foi o primeiro brasileiro a vencer na Fórmula 1 e um dos pilotos mais vitoriosos do automobilismo brasileiro. Além de bicampeão da Fórmula 1, ele tem um título na Fórmula Indy e um bicampeonato na 500 milhas de Indianápolis. Não é para menos que ele é considerado um dos melhores pilotos de todos os tempos.
 
 
 
E aí, quais pilotos estariam na sua lista dos 10 melhores?
 
 
 
 
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »