24/05/2022 às 21h32min - Atualizada em 24/05/2022 às 21h19min

IOMTT - Isle of Man TT - Neutra em emissão de Carbono

Carlos Alberto Goldani - stilohouse.com.br
 
As autoridades do Isle of Man TT anunciaram que a prova deste ano deve ser neutra em carbono pela primeira vez desde 1906 após divulgarem uma parceria com o Pozitive Group, um conjunto de empresas de tecnologia dos setores de fornecimento de energia, gás, operações de medição, seguros, pagamentos, serviços gerenciados por tecnologia e software, que tem sede no Reino Unido e opera em 3 continentes.
 
O plano “Carbono Zero” inclui estratégias de compensação, plantio de árvores e utilização de créditos provenientes do Mercado de Carbono Regulado ou Voluntário, que visam compensar todas as emissões da IOMTT de 2022, incluindo as contribuições de visitantes internacionais.

 
 

IOMTT 2018 - Lee Johnston
 
Em comunicado oficial para a imprensa os promotores do Isle of Man TT declaram que "Estima-se que o impacto total em emissões (de toda competição) seja de cerca de 5.000 toneladas de carbono, com base em dados de 2019". No entanto, "as emissões totais de 2022 serão calculadas após o evento usando uma série de fontes, incluindo os relatórios oficiais de corrida para capturar as emissões das provas e as estatísticas da Pesquisa de Visitantes, para calcular o impacto dos turistas, incluindo dados de viagem".
 
A opção de busca por uma corrida “Zero Carbono” em 2010, permitiu determinar uma política visando a sustentabilidade do automobilismo. Um agressivo plano de compensações auxilia a busca deste objetivo.
 
Este ano, o TT também estará proibindo o uso de garrafas de água de plástico de uso único, e em vez disso haverá a opção de comprar recipientes de alumínio reutilizável do paddock. As garrafas de alumínio serão distribuídas sem custo nos centros de hospitalidade. Além disso, todo o programa de corrida será condensado para uma única publicação, reduzindo assim a quantidade de papel e do plástico utilizado em sua proteção.

 

Michael Rutter, 2018 TT Zero. - Corridas IOMTT
 
"O Plano estabeleceu a visão abrangente do nosso governo para construir uma ilha segura e sustentável", disse o Dr. Alex Allinson, Membro da House of Keys (MHK), um conselho legislativo da ilha e Ministro do Departamento de Empresas. "Como o único país reconhecido como Biosfera da UNESCO, (Título atribuído pela UNESCO à áreas protegidas, que cobrem porções de ecossistemas terrestres ou costeiros e cumprem requisitos básicos, como buscar meios de conciliar a conservação e o seu uso sustentável dos elementos da biosfera, particularmente a diversidade biológica) a Isle of Man já demonstrou um claro compromisso em preservar nosso ambiente, formando parcerias estratégicas que possam garantir que a sustentabilidade se estenda às tradicionais provas do Tourist Trophy da Ilha. Além das ações positivas tomadas para tornar a entrega das corridas deste ano mais sustentável, também temos o compromisso de incentivar os visitantes a tomar decisões ambientalmente positivas e agir de forma responsável enquanto na Ilha".
 
Jaime Amoedo, diretor financeiro (CFO) do Positive Group, afirmou: "Estamos muito satisfeitos por trabalhar em parceria com o Departamento de Empresas e ajudar a Ilha nas provas Tourist Trophy a se tornar neutra em carbono. O TT é uma parte importante na tradição da Isle of Man e, como um negócio baseado na Ilha, somos apaixonados por trabalhar com o departamento para construir um futuro sustentável para o evento."
 
A quinzena de corridas TT está marcada para começar no próximo sábado, 28 de maio.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »