31/03/2022 às 16h04min - Atualizada em 31/03/2022 às 17h45min

A menina da vila que virou empresária

Conheça a história da empresária de sucesso que superou o mundo do tráfico.

SALA DA NOTÍCIA Vero Lettera Comunicação

Guerda Tiziane é uma mulher negra, de origem humilde de uma periferia de Curitiba. Ela cresceu em um ambiente cercado por drogas e álcool, dificuldade financeira e sem qualquer tipo de estrutura. Depois de fugir de casa, ser expulsa, ser abusada sexualmente e engravidar aos 14, ela se reergueu e hoje possui duas empresas e é uma empresária bem sucedida. Com o Dia das Mulheres chegando, acompanhe a trajetória de Guerda em uma história de superação e exemplo de empoderamento feminino.

A origem

Nascida no dia 31 de julho de 1983, Guerda Tiziane tem 38 anos. Apesar da pouca idade, ela já passou por muito mais experiências que a maioria das pessoas. Natural de Curitiba, no Paraná, ela cresceu na Cidade Industrial, bairro periférico da cidade.

Negra e de origem humilde, Guerda teve uma infância difícil. Sua mãe, usuária de drogas. O pai, alcóolatra. Seus pais se separaram quando ela tinha seis anos. Desde então, ela e o irmão mais novo, que a época tinha apenas um ano, foram morar com a mãe, a dona Izabel. A partir de então,a realidade complicada ficou ainda mais difícil. Sua mãe se casou novamente e os quatro passaram a morar juntos. Todos os familiares do padrasto de Guerda eram dependentes químicos e isso plantou a vontade na menina de seis anos em querer fugir de casa.

Ela sabia que o ônibus verde passava perto da casa da avó paterna. Decidida e mesmo sem saber ler ou escrever, ela resolveu embarcar no ônibus. Porém, sem sucesso, ela acabou indo parar no zoológico. A linha Interbairros de Curitiba, ou ônibus verde como ela chamava, tem diversas rotas e existem seis linhas diferentes desse ônibus, que circulam por toda a cidade.

Contudo, a ideia de fugir nunca foi descartada. Aos 8 anos, ela conseguiu encontrar o ônibus certo e foi morar na casa da avó, feito que durou apenas um ano, porque sua mãe estava em uma gestação de risco e precisava de ajuda em casa. Ao todo, dona Izabel teve um total de nove gestações, no qual cinco delas resultaram em óbito.

Início no mundo das drogas

Agora com cinco irmãos, o dinheiro se tornou mais necessário do que nunca e a mãe, que já era usuária de drogas, passou a traficar, "negócio" que dona Izabel ensinou para a filha. “Eu ficava no começo da Vila para encontrar as pessoas que iam buscar a maconha, pois não sabiam entrar no local”, relembra. Um tempo depois, ela já tinha dinheiro para vender sozinha e exercia o serviço de “aviãozinho”.

Nessa realidade desde a infância, os valores e a inocência foram desvirtuados na vida de Guerda. Uma das poucas boas memórias que ela tem é de quando o avô ia visitar os netos e sempre levava 5 reais para cada um, uma fortuna para as crianças.

Gravidez inesperada

Aos 14, Guerda engravidou e o pai da criança não iria assumir. Diante da realidade difícil em casa, ela resolve pegar seu irmão (filho do mesmo pai dela) e ir morar com o pai. Ela conta que ficou com vergonha por ter engravidado na adolescência. “Tudo que falavam para mim, eu abaixava a cabeça e aceitava”, relata.

Com filho, sem lar

Após o parto, seu pai a expulsou de casa, dizendo que “você fez, você cria”, frase que marcou Guerda por muito tempo. Então, a avó foi visitá-la e a convidou para morarem juntas. Sem opções, Guerda aceita. Ao entrar na casa, ela é tomada por lembranças. Na época em que tinha morado ali antes, ela foi abusada sexualmente pelo marido da avó. Vindo de uma situação difícil, ela estava diante de outro cenário de violência pelo qual tinha vivido.

 As maiores dificuldades em ser mãe era saber como criar, amamentar e trocar fraldas. “Eu realmente não sabia como educar”, conta. Porém, foi a partir desse momento que a vida de Guerda toma outro rumo.

Falsa esperança

Aos 16 anos, Guerda conhece uma pessoa na igreja e eles vão morar juntos, o que mais tarde seria mais uma decepção na sua vida. Júnior, o então namorado, resolve que se mudar para Londres daria a oportunidade de juntar dinheiro para dar a Guerda e Kauane (sua filha), uma vida melhor. Guerda pegou todas as economias e comprou a passagem de avião para ele. Tempos depois, ele diz que iria se casar com outra pessoa lá e não voltaria mais. Guerda fica com uma dívida de 15 mil reais.

Endividada, ela resolve pedir um apartamento ao pai, que tinha alguns imóveis pela cidade. Agora, ela estava estudando a sétima série do ensino fundamental e tinha conseguido um estágio, que apesar de pagar muito pouco, ela foi levando.

Depois, ela teve outras experiências profissionais, passou por outras empresas e voltou a morar de aluguel. Em meio às dificuldades do dia a dia e cansada das derrotas, ela se inspirou no livro “O Segredo” de Rhonda Byrne e criou o seu “quadro dos sonhos”. Uma das metas era conseguir mais de R$ 5 mil por mês e em 10 anos, ter um patrimônio de R$ 1 milhão. Trabalhando 17 horas por dia, depois de dois anos, ela comprou o primeiro carro. Então, o que estava escrito  no quadro se concretizou.

Chegando ao topo

Em 2016, Guerda se torna sócia da Car Station, uma empresa especialista em pintura e estética automotiva. Em 2018, ela assumiu a empresa. A proposta dela “é levar a satisfação e felicidade a elas, cuidando de um dos bens que mais amam, o carro”, conta. Em outubro do mesmo ano, ela inaugura o Brazilian Cult Hostel. “Um espaço onde eu cultivo um carinho enorme, o primeiro hostel, que traz nas suas estruturas e na sua essência tudo o que a cultura do Brasil tem a oferecer”. Ela afirma que o objetivo é que o Brazilian Cult seja a maior rede nacional de hostels.

Depois da longa jornada, Guerda diz que sempre acreditou que o seu propósito de vida era mostrar às pessoas que elas podem ser o que elas quiserem independentemente da situação em que estão ou nasceram e ainda sim serem o melhor que elas esperam no mundo. “Muitos me perguntam como cheguei até aqui, ainda mais olhando da onde eu saí. A resposta é uma só: determinação, foco e sempre agarrar as oportunidades que a vida traz”, finaliza.

A vida de Guerda é um exemplo de superação e luta. O relato de sua infância é realidade em diversas vidas, mas quantas delas se tornam uma Guerda? Mesmo depois das violências, abusos, depressão e despreparos da vida, hoje ela conquistou o que a maioria das pessoas com histórias “normais” não conseguiram.

Guerda Tiziane Adão
Serviço: Palestrante, consultora

CEO da Lion Queen's Garage e do Brazilian Cult Hostel

Atualmente uma das únicas mulheres a frente de uma funilaria e pintura no Paraná. 

website: https://www.lionqueensgarage.com.br/
http://www.brazilianculthostel.com.br/

(41) 3408 - 6999 | (41) 9 9923 - 9828

Redes sociais: Instagram: @guerda.tiziane | @lionqueensoficina | @hostelbraziliancult

Facebook: @guerda.tiziane


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »