30/06/2021 às 16h49min - Atualizada em 01/07/2021 às 00h00min

Vale a pena financiar uma obra?

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
 

Construir um imóvel não é uma tarefa fácil e exige uma boa programação financeira para conseguir concretizar um sonho. Muitas pessoas recorrem ao financiamento como fonte de recursos para construir, mas será que vale a pena financiar uma obra?

 

Essa é uma resposta que depende muito da realidade financeira do dono da obra e das condições no momento da contratação ou não do financiamento.

 

Para decidir se financiar a obra é ou não uma boa decisão tente considerar os seguintes pontos antes de tomar uma decisão:

 
  • Sua situação financeira a curto e longo prazo;
  • As propostas e condições do financiamento;
  • O seu projeto de construção;
  • Os valores de materiais;
  • O apoio profissional que você irá receber.
 

Esses são pontos fundamentais a considerar antes de decidir qual financiamento contratar e quanto da obra você pretende financiar.

Considere a sua saúde financeira

Considerar sua saúde financeira envolve pensar em como você pode pagar o financiamento, e quanto das suas finanças vai ser comprometido pelo pagamento do empréstimo.

 

É importante pensar nas suas condições a curto e longo prazo já que as condições podem mudar com o tempo e o financiamento pode ter cláusulas penais severas para o caso de inadimplemento.

 

Esse planejamento é uma forma de se proteger contra situações imprevistas e até desequilíbrios financeiros. Ao considerar sua saúde financeira, pense nos seus gastos atuais, e os encargos que você pretende assumir ao longo do tempo.

 

Com base nas informações que você reunir vai ser possível decidir se você deve ou não contratar um financiamento, e que tipo de financiamento é mais adequado para sua realidade financeira.

Analise as propostas de várias financeiras

Depois de considerar qual sua condição financeira, você deve considerar as propostas de múltiplas instituições financeiras. Se você decidir avaliar uma grande quantidade de propostas pode acabar encontrando uma que seja mais adequada para a sua realidade.

 

As financeiras são como comércios. Elas disputam a preferência dos consumidores oferecendo vantagens exclusivas. Tendo isso em mente, considere quais são as coisas mais importantes para sua necessidade. Você pode pensar em coisas como:

 
  1. Condições de pagamento;
  2. Taxa de Juros;
  3. Oferta de crédito;
  4. Prazo de pagamento.
 

Esses são fatores que podem te ajudar a tomar uma boa decisão sobre qual a melhor proposta para financiar a sua obra.

Tenha um projeto bem definido

Antes mesmo de começar a analisar a proposta das financeiras é importante ter um projeto bem definido para entender qual vai ser a extensão e proporção da obra. O seu projeto vai te ajudar a entender se um financiamento vai ser necessário no seu caso.

 

Dependendo da obra que você pretende realizar pode não ser necessário contratar um financiamento. É por isso que ter um projeto é tão importante para quem pensa em realizar uma obra.

 

O projeto também vai te ajudar a ter uma noção de quanto material será necessário adquirir e quantos profissionais vão trabalhar na obra. Sem falar que você pode fazer ajustes no projeto para reduzir sua necessidade de crédito na hora de financiar.

Pesquise os valores

Outra coisa importante que vai te ajudar a decidir se deve ou não financiar, é realizar uma pesquisa do valor dos materiais que serão utilizados na obra. Se você pretende reformar ou construir, é importante saber quanto vai gastar.

 

Se você não souber quanto vai gastar, não tem como saber quanto crédito vai ser necessário solicitar. 

 

Muitas vezes durante a pesquisa de valores as pessoas acabam descobrindo que não precisam financiar a obra e que podem usar outras formas de pagamento.

Conte com suporte profissional

Busque suporte profissional e de confiança para realizar o seu projeto e prestar o serviço como um todo. Se você está pensando em financiar uma obra é importante ter valores precisos e com uma variação baixa.

 

Você pode conseguir essas informações com a ajuda de uma empresa especializada na prestação de serviços dentro da construção civil. Uma empresa que tem grande experiência nessa área é a Construttoria.

Essa empresa presta um serviço valioso que vai desde o projeto até o orçamento dos materiais e execução da obra com profissionais qualificados. Esse tipo de suporte pode te ajudar a entender qual a sua real necessidade financeira no momento da obra.

Decida se deve ou não financiar a obra

 

Para decidir se deve ou não financiar a sua obra, leve em consideração as informações que você obteve ao dar cada um dos passos mencionados anteriormente. Além disso, considere a variação da taxa de juros e outros fatores econômicos.

 

Você precisa considerar a extensão da sua obra antes de decidir se vai financiar ou não. Também é importante considerar qual o objetivo da obra e por quanto tempo você vai precisar pagar as parcelas do financiamento.

 

Para algumas pessoas financiar é uma boa opção, e para outras nem chega a ser necessário, mas para ter certeza se para você vale a pena ou não é importante considerar as etapas mencionadas neste artigo.

 

Espero que este artigo possa te ajudar a decidir se vai financiar ou não. Se gostou do artigo compartilhe com outros!


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »