22/06/2021 às 17h54min - Atualizada em 23/06/2021 às 00h00min

Empréstimo Industrial: Como conseguir crédito para indústria?

Empréstimo Industrial: Como conseguir crédito para indústria?

SALA DA NOTÍCIA Giuliano Sarzana
https://conexaofinanceira.com.br/credito-empresarial/emprestimo-industrial-como-conseguir-uma-linha-de-credito-para-industria/
Free Images

Entenda como as linhas de crédito do setor industrial  são essenciais para o seu negócio.

O setor industrial precisa de muito investimento para ter lucro. Portanto, independente do porte da empresa, é necessário o uso de linhas de crédito setoriais, como um empréstimo industrial, em determinados momentos.

Os recursos captados são necessários para, por exemplo, atender a novas necessidades, pagar as contas, comprar novos materiais, adquirir imóveis ou investir em máquinas e equipamentos.

A pandemia do Covid 19 teve um alto impacto no caixa das indústrias, e, dessa forma, forçou muitas delas a reduzir ou paralisar sua produção diante das restrições impostas pelo governo para enfrentar a crise. 

Dessa forma, para boa parte das indústrias brasileiras, a tomada de crédito ainda é um grande desafio para seus gestores.

O que são linhas de crédito? 

Linhas de crédito são recursos financeiros que podem ser disponibilizados por instituições financeiras do mercado bancário ou do mercado de capitais (através da captação de recursos em fundos de investimentos). Esse recurso pode ter vários formatos, e os mais usuais são o empréstimo e o financiamento. 

O principal diferencial dessas linhas de crédito é a taxa de juros menor  em relação a outros produtos do mercado financeiro. Portanto, são uma boa opção para sua indústria.

Quais os motivos para se tomar um empréstimo industrial?

A maior razão para uma indústria solicitar uma linha de crédito é suprir a demanda do capital de giro, seja ele de curto, médio ou longo prazo. Outro motivo frequente é a necessidade de investimentos em estrutura e maquinário e uma pequena porcentagem de empresas usa os recursos para outros fins, como por exemplo, investir em inovação. 

Além dessas aplicações, a indústria toma crédito, também, para “esticar” as suas dívidas renegociando os prazos e taxas com a instituição financeira atual ou com outra que tenha melhores condições (o que o mercado chama de portabilidade).

Além disso, não podemos deixar de falar sobre a operação de Antecipação de crédito de exportação (ACE) e o financiamento à exportação ou importação. São linhas de crédito para indústrias que importam e exportam mercadorias, mas não tem os recursos em caixa para as operações.

Como conseguir uma linha de crédito? 

O primeiro passo para uma empresa se candidatar ao financiamento é se planejar. Isso não apenas viabiliza o crédito para as oportunidades de negócios, mas também possibilita o cumprimento das metas e objetivos

Portanto, antes mesmo de considerar a solicitação de uma linha de crédito, faça um plano de negócios. Esta fase pode ajudar a aprovar o seu pedido de empréstimo mais rapidamente e é bastante importante nas análises feitas pelo mercado financeiro.

Um bom plano de negócios deve incluir o perfil da empresa, pesquisas de mercado e previsões de vendas. Além disso, deve incluir um plano de marketing para mostrar como seu produto ou serviço chega ao mercado.

Se você desenvolveu um plano de negócios, mas ainda não foi aprovado, pode ser necessário ajustá-lo. Considere alterá-lo para se adaptar às mudanças da indústria ou verifique as previsões econômicas em sua área, fazendo os ajustes necessários.

Busca crédito mas está com dificuldades? O Conexão Financeira pode ajudar sua indústria a conseguir crédito! 

Quais as linhas de crédito no Brasil para indústria?

Como empréstimo industrial para pequenas e médias empresas existe, por exemplo, o BNDES MPME. Trata-se de um plano de crédito para indústrias interessadas em desenvolver projetos inovadores. Em termos de juros baixos, longo período de carência e amortização, esta é uma opção muito atrativa.

Outra opção é o FINEP. Se você está pensando em levantar recursos para investir em tecnologia, a FINEP Inovacred oferece taxas de juros atraentes, em média, menor que 10% ao ano. Essa taxa é inferior ao da maioria das linhas de crédito de capital de giro, por exemplo.

No entanto, essas não são as únicas opções. Hoje, no Brasil, dezenas de instituições financeiras públicas e privadas oferecem linhas de crédito para o setor. Essas linhas atendem a diversos fins, como por exemplo implantação, capital de giro, reforma, expansão, maquinários, inovação e exportação.

Se você não tiver certeza de qual escolher ou de qual programa precisa, o Conexão Financeira pode te ajudar a conseguir o crédito mais adequado e justo para as suas necessidades. Não vamos apenas apresentar, mas também lhe ajudar a tomar a melhor decisão para seu negócio.

Como obter um Empréstimo Industrial?

Não ter acesso ao capital não deve ser uma desculpa para permanecer estagnado no mercado. Em um cenário da Indústria 4.0, é preciso investigar diferentes formas de financiamento, além de adotar uma gestão financeira eficiente e proativa.

Manter um fluxo de caixa saudável é um passo crucial para qualquer negócio. Mas também é preciso se organizar financeiramente antes, durante e depois de conseguir uma linha de crédito. É fundamental, dessa forma, identificar quaisquer riscos, sejam eles financeiros ou não, que ameacem seu caixa. Esses riscos podem fazer com que você solicite um crédito em excesso ou insuficiente.

Ao monitorar regularmente o progresso de negócio, é possível saber quanto dinheiro se tem no banco. Além disso, entende-se quantas vendas está fazendo e os seus níveis de estoque. É necessário, além disso, revisar constantemente a posição atual em relação às metas estabelecidas em seu plano de negócios.

Tenha em mente que, se as contas não são atualizadas diariamente, a indústria se arrisca a perder dinheiro deixando de cobrar clientes inadimplentes ou não percebendo quando precisa pagar algum fornecedor. Essa negligência pode fazer com que você precise solicitar novas linhas de crédito e desperdice seus lucros com, por exemplo, o pagamento de juros.

Encontrar uma linha de crédito para a indústria pode ser um desafio, mas não é algo impossível. Ao conquistar linhas de crédito para indústrias é possível obter um incremento no seu ciclo produtivo, permitindo maior produtividade, eficácia e competitividade para o seu negócio.

Empréstimo Industrial – As dificuldades para obter

Em uma recente pesquisa realizada pelo FINDES foram apontadas como as principais dificuldades para a obtenção de crédito as altas taxas de juros, a exigência de garantias e a grande burocracia. Além disso, outros problemas levantados foram a falta de certidões, os prazos curtos e a exigência de reciprocidade em algumas instituições financeiras. 

Nota-se que quanto menor o tamanho da indústria, maiores são as barreiras para a obtenção de crédito para a indústria.

Como conseguir um empréstimo industrial no BNDES

O apoio do BNDES à indústria, comércio e serviços é fundamental para fortalecer a economia. Com esses recursos é possível não só abrir novos postos de trabalho e gerar renda, mas também movimentar a economia do país. As ações do banco buscam, além disso, ampliar a capacidade produtiva; oferecer mercadorias de qualidade a preços competitivos; aumentar as exportações; melhorar a eficiência energética; e elevar a capacidade de inovação. Lembre-se que a inovação é fator essencial para enfrentar a concorrência em um mercado globalizado.

O BNDES financia projetos de investimento para implantação, ampliação e modernização de indústrias e de negócios no setor do comércio e serviços. Podem ser apoiados, como itens do projeto, bens e serviços nacionais. Nisso estão incluídos equipamentos e despesas com equipe própria de desenvolvimento; capital de giro para indústria e a importação de máquinas e equipamentos novos sem similar nacional.

Conexão Financeira: Conheça as linhas de capital de giro para Empresas e Indústrias!


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »