08/06/2021 às 14h26min - Atualizada em 12/06/2021 às 00h00min

Vitor Mendonça Prado passa a integrar comissão da OAB

SALA DA NOTÍCIA Vervi Assessoria


Criada para  promover debates sobre o empreendedorismo, Startups e inovação, convidando o meio jurídico a se engajar nessas questões, sobretudo para manutenção do equilíbrio entre regulação e inovação, a Comissão de Estudos da Legislação em Empreendedorismo Criativo e Startups da OAB, acaba de nomear Vitor Mendonça Prado como integrante da comissão, sob a presidência da advogada Fernanda Rubia Machado Raposo de Carvalho.

Dentro da portaria nº 400/21/PR que designa integrantes para a Comissão de Estudos da Legislação em Empreendedorismo Criativo e Startups da OAB, a nomeação foi assinada pelo presidente da OAB São Paulo, Caio Augusto Silva dos Santos.

SOBRE VITOR MENDONÇA PRADO

Administrador de Empresas, advogado e empresário brasileiro, sendo  um dos fundadores da CAVI Participações e Empreendimentos Ltda,  Mendonça Prado Advogados,  Global Investors Club e Prado Capital Group

Nascimento: 07 de outubro de 1988 (32 anos), São Paulo, SP

Residência: São Paulo, Brasil

Nacionalidade: brasileiro

Alma mater: Universidade Harvard

Ocupação: empresário, investidor, empreendedor, autor, filantropo, palestrante, mentor, conselheiro

 

Origem

 

A família Mendonça Prado tem suas origens na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo e Nova Guataporánga, interior de São Paulo, no Brasil, onde atuava no setor agropecuário. No início do século XX o país passava por uma forte crise econômica, o que levou a família Prado e a família Mendonça a migrar para a cidade de São Paulo. Sua mãe Claudia Cristina Rodrigues de Mendonça Prado, se formou em economia na Universidade Mackenzie em São Paulo,  trabalhou em empresas americanas na área de seguros, nos bancos Unibanco, Bamerindus, e dando consultoria no ABN banco e Banespa. Atualmente é aposentada e seu pai Luiz Carlos do Prado, era professor de matemática e se formou em matemática na PUC-SP. Atualmente trabalha como auditor federal do ministério do trabalho em São Paulo

Juventude

 

Vitor Mendonça Prado cresceu no bairro de Perdizes, em São Paulo. Aos 7 anos começou a trabalhar, vendendo yogurt, em suas férias do colégio, nas ruas de Santa Cruz do Rio Pardo – cidade do interior de São Paulo, onde nasceu sua mãe, Claudia Cristina Rodrigues de Mendonça Prado. Teve sua educação básica no Sagrado Coração de Jesus, colégio católico no bairro de Perdizes onde morava. Continuou seus estudos no Colégio Rio Branco e no Colégio Palmares, onde saiu para se formar no Colégio Avanço, estava fazendo cursinho para ingressar em duas faculdades, direito e administração de empresas. Concluiu duas das melhores universidades do país, Administração de Empresas na ESPM-SP (Escola Superior de Propaganda e Marketing) em 2009 com apenas 20 anos e Direito na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) em 2013 com 23 anos. Se tornou advogado no mesmo ano que se formou, em 2013. Em 2012, abriu sua primeira empresa junto com seus familiares, a Cavi Participações e Empreendimentos Ltda, empresa que investe no setor imobiliário em São Paulo, Brasil. Durante as duas faculdades que cursou ao mesmo tempo, Prado trabalhou em diversas empresas.

 

Negócios

 

Em 2007, conheceu um Israelense que se tornou seu amigo e o convidou para trabalhar na Beecontact Soluções Avançadas Ltda, empresa de marketing em São Paulo com sede em Israel. Atuou como consultor de vendas na área de mobile marketing na indústria de hospitalidade. Posteriormente, trabalhou como estagiário na Justiça Federal do Estado de São Paulo em 2008. Em 2010, estagiou no escritório de advocacia Franco Montoro e Peixoto Advogados. Em 2011, foi trainee, na PriceaterhouseCoopers na área de fusões e aquisições, estruturação corporativa, impostos, auditoria e transações internacionais.

Posteriormente, em dezembro de 2013, se mudou para Londres, Reino Unido. Em Novembro de 2014, abriu sua segunda empresa em Londres, Nova Iorque e Ilhas Cayman, a Prado Capital Group, um fundo de Venture Capital em tecnologia com impacto social de US$ 300 milhões. Se formou em Direito Tributário Internacional no Kings College London em 2015 mas decidiu não ter acesso ao seu diploma. Em abril de 2015, se mudou para Boston, Estados Unidos, para fazer seu mestrado em finanças na Universidade de Harvard. No final de 2015, após receber uma proposta para sua empresa de venture capital, Prado Capital Group, Padro decidiu desistir do mestrado em finanças na Universidade de Harvard e se mudou para Nova Iorque. Em seguida abriu um escritório em um dos mais prestigiados prédios comerciais de Nova Iorque, One World Trade Center, onde comandou mais de 40 funcionarios em sua equipe. Conduziu due diligence em mais de 400 start-ups para construir um portfólio para investidores nos setores de tecnologia de ciências da vida, energia limpa, consumo, espaço e saúde. Elaborou plano de negócios da empresa, análise financeira e definição do orçamento. Foi convidado a dar palestra sobre tendências globais em FinTech, foco nos EUA e na China na Silicon Valley Innovation & Entrepreneurship; Além de diversas outras palestras foi palestrante convidado na Angels Global no vale do silício em 2015 e no mesmo ano na Protohack na cidade de Nova Iorque.

Viajou por várias cidades ao redor do mundo e morou em Londres, Nova Iorque, Boston, São Francisco, São Diego e Palo AltoVale do Silício. Após 6 anos decidiu fechar o grupo de empresas e voltar ao Brasil em novembro de 2020. Em fevereiro de 2021, se tornou sócio do Êxito – Instituto Latino-Americano de Empreededorismo e Inovação em São Paulo, Brasil. Incentivou e apoiou o empreendedorismo nacional, principalmente de jovens empreendedores carentes. Gerou importantes contribuições partilhando experiências pessoais e profissionais para que cada ser humano descubra o "potencial empreendedor" que existe dentro de si. Participou de cursos e mentorias especificas e gratuitas incentivando novos negócios a serem empreendidos.

Em março de 2021, de tornou representante e mentor na FasterCapital (Aceleradora com sede em Dubai, Emirados Árabes Unidos). Apoiou startups por meio de programas de aceleração e incubação com 289 parceiros e 170 escritórios em todo o mundo, que já formou 26 startups e ajudou 400 startups no total.. Ainda em março de 2021, se tornou avaliador e consultor na 100 Open Startups, com sede em São Paulo, Brasil, que é uma plataforma patrocinada por organizações líderes globais. Em abril de 2021, se tornou membro da ANPPD – Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados.

Além disso se tornou membro e investidor da FEA Angels, que é uma associação de investimento anjo formada por executivos, alunos e ex-alunos da Universidade de São Paulo que tem como objetivo a criação de networking, treinamento de investidores e startups conectadas com o melhor SmartMoney do mercado. Em abril do mesmo ano se tornou mentor na BBX Brasil, onde mentorou o mercado de empresas e mentoria de executivos para acelerar os resultados das empresas de forma exponencial e sustentável. Ainda em Abril de 2021, foi convidado por Adriano gomes a trabalhar como consultor empresarial na Méthode consultoria empresarial e educação corporativa. Atuou nas áreas financeira, comercial e planejamento estratégico com larga experiência na solução de problemas de pequenas a grandes empresas e diversos segmentos. No mesmo mês de Abril de 2021, fundou seu próprio escritório de advocacia chamado Mendonça Prado Advogados. Atuou em áreas do direito multidisciplinar há mais de nove anos no mercado e conto com um time composto por profissionais qualificados aptos a atender demandas de qualquer natureza e complexidade. Trabalhou nas esferas consultiva e contenciosa, assessorando departamentos jurídicos, recursos humanos e financeiro dos clientes nas áreas de trabalho, comércio internacional, tributário, consumidor, bancário e financeiro, tecnologia, propriedade intelectual, recuperação de negócios e falência, capital privado e capital de risco, família e herança, seguridade social, mercado de capitais, imobiliário, imigração, fintech, ciências da vida e saúde, corporativo e M&A, corporativo, civil, arbitragem e mediação. Em Maio, fundou a Global Investors Club, uma associação sem fins lucrativos, que através do empreendedorismo, gera o desenvolvimento e o crescimento das pessoas e das empresas. Com cerca de 100 C-level empresários de sucesso das maiores empresas do mundo, investe com capital intelectual e financeiro em startups e pessoas. Tem o objetivo de gerar oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal, criando um network único, respeitado e influente. Em Maio do mesmo ano tornou-se membro da Comissão Especial de Estudos da Legislação em Empreendedorismo Criativo (Startups) da OAB-SP.

 

Entre 2013 e 2016, Prado trabalhou para uma organização sem fins lucrativos chamada TETO no Brasil. TECHO (palavra em espanhol para “telhado”) visa combater a pobreza supervisionando a construção de moradias transitórias de emergência e implementando programas de empoderamento social para famílias necessitadas. Trabalhou também em 2016 para o programa de Pajama na cidade de Nova Iorque, oferecendo os presentes mágicos de pijamas e livros, trazendo um ritual cuidadoso da hora de dormir para as vidas de crianças. Prado continua apoiando a TETO e trabalhando para crescer sua visibilidade nos Estados Unidos, Reino Unido, Europa e América Latina.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »