02/06/2021 às 16h21min - Atualizada em 03/06/2021 às 00h00min

Inspiradas nas óperas de Mozart e Carlos Gomes, novas contações do ‘Teatro na Mesa’ abordam as virtudes da honra e do propósito

Vídeos já estão disponíveis no YouTube, incluindo versões acessíveis com libras e audiodescrição

SALA DA NOTÍCIA Patricia Nascimento
http://www.embaixadoresdaprevencao.com.br/

Criado para suprir uma demanda cultural no cenário atual, o projeto “Teatro na Mesa” propõe a reflexão e aplicação prática das virtudes no dia a dia, a partir da arte de contar histórias em formato audiovisual. As ações também oportunizam a promoção de atividades expressivas que incentivam a leitura e ajudam no estímulo à imaginação e criatividade dos participantes.

Alinhada com este novo contexto que transforma as telas em palco principal, o projeto da Embaixadores da Prevenção liberou em maio outros dois vídeos, os quais são baseados em óperas: “A Flauta Mágica” apresenta uma adaptação da ópera infantil homônima de Mozart, contada pela escritora de literatura brasileira Ruth Rocha.

Nesta história, que trabalha a virtude da honra, Pamino é o príncipe de um reino distante. Certo dia ele passa por várias provações que colocam em cheque as suas virtudes. Na companhia de Papageno, ele supera uma série de desafios que podem ser comparados aos desafios do nosso dia a dia, e que ajudam a formar o nosso caráter.

A contação “Peri, o Guerreiro”, é uma adaptação da ópera de Carlos Gomes que, por sua vez, é baseada no romance “O Guarani”, de José de Alencar. A história se passa na colonização do Brasil, quando um fidalgo justo e da confiança do Rei Dom João III chega ao país com seus filhos Ceci e Diogo. Peri torna-se amigo do fidalgo e, em certo momento, inicia uma jornada de aventura que tem na proteção seu grande propósito.

"Temos muito orgulho de saber que mais de 18 mil pessoas já puderam estimular e colocar suas virtudes em prática a partir do nosso trabalho. E utilizar as artes cênicas como ferramenta é fundamental para explorar o campo imaginativo e o convívio social, permitindo e viabilizando o desenvolvimento da autoconfiança, da empatia e da externalização dos sentimentos. Por isso, trabalhar com arte é uma experiência tão valiosa. E a resposta aos vídeos tem sido muito positiva, ainda mais no momento que vivemos. É uma oportunidade de acalentar, cuidar e entreter as pessoas que, em poucos minutos, conseguem aprender brincando”, pontua Eduardo Virgílio, coordenador cultural do projeto.

Além desses, outros dois vídeos já estão disponíveis na íntegra e todos já com versões acessíveis em libras e audiodescrição. Voltado para crianças atendidas pela Casa Maria de Nazaré (Unidades I e III), Associação Anhumas Quero Quero (Unidades I e II) e Progen (Unidade I, II e III), o atendimento é ampliado para centenas de pessoas ao ser disponibilizado na internet.

“Teatro na Mesa” é realizado pelo termo de fomento 165/2020 assinado pela Embaixadores da Prevenção em conjunto com a Secretaria da Cultura de Campinas através do FMDCA-CMDCA, fomentado pelo PMC/FMDCA/SMASDH com fontes de recurso municipal.


SERVIÇO: Teatro na Mesa • Vídeo 03 • A Flauta Mágica • Disponível em: https://youtu.be/mxNV2OR5rfE • Vídeo 04 • Peri, O Guerreiro • Disponível em: https://youtu.be/LpXmFFs_C58
 




Sobre a Embaixadores da Prevenção
Idealizada por Sandra Sahd, a organização social foi fundada em Campinas em 2011. Nesta primeira década, já atendeu mais de 18 mil pessoas entre crianças, adolescentes, jovens e adultos por meio de atividades e projetos artístico-culturais que despertam e difundem o tema das virtudes no ser humano com apoio de recursos federais (Lei de Incentivo à Cultura) e municipais (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente via CMDCA). Seu objetivo é contribuir para a formação de uma nova geração de pessoas que transforme o mundo através do sentir, pensar e fazer melhor. Até 2017, todas as ações eram realizadas em creches e instituições sem fins lucrativos da RMC (Região Metropolitana de Campinas); em 2018, a entidade passou a atender também escolas estaduais da cidade. Para conhecer mais sobre a organização social, acesse o site www.embaixadoresdaprevencao.com.br.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »