27/05/2021 às 13h20min - Atualizada em 28/05/2021 às 00h00min

Suvinil apoia mais de 1000 escritórios de arquitetura e design de interiores

Marca líder no segmento de tintas é mantenedora da Archademy desde 2018 e contribui com projetos como o Archaton e o Arquitetas Negras

SALA DA NOTÍCIA Maria Luiza Gatto Samia
http://www.suvinil.com.br
Foto por Adalton Moura
A presença da Suvinil nos projetos de construção vai além das tintas e vernizes. Pensando no desenvolvimento de profissionais da área, a marca investe em diversas iniciativas que oferecem conteúdo qualificado e oportunidades de negócios. Com arquitetos e designers de interiores não é diferente: a fabricante é mantenedora da construtech Archademy, primeira rede de aceleradoras de escritórios de interiores no mundo, e apoia diversas ações que começam a se espalhar e a transformar a cena arquitetônica.

Com escritórios em São Paulo, Brasília e Curitiba, a Archademy funciona como uma rede de apoio a arquitetos e designers, com infraestrutura de coworking, programa de aceleração, eventos, comunidade online e diversas outras ferramentas para fomentar todo o ecossistema. E é aí que o apoio da Suvinil faz toda diferença, segundo Anna Rafaela, uma das fundadoras da Archademy, “tudo começou em 2018, quando nosso foco principal eram os eventos de experiência e relacionamento".

Anna destaca que nos primeiros anos de parceria, o Archathon foi a ativação protagonista entre Suvinil e Archademy. “Trata-se de uma maratona de projetos, em que profissionais têm de desenvolver em menos de 24 horas um ambiente de interiores utilizando os produtos de marcas parceiras”, explica. Um exemplo de destaque foi a edição de 2019 de naming rights: o Archathon Suvinil. O desafio? Projetar o stand da marca para a High Design, uma das principais feiras de negócios focada em soluções para projetos de arquitetura e interiores. 

Antecipando tendências

Embora os eventos híbridos ainda não fossem comuns, o Archathon já inovava na época ao convocar profissionais de todo Brasil para propor virtualmente um layout de stand para a Suvinil, que explorasse a experiência sensorial com cores.  Entre tantos projetos incríveis apresentados na fase final, o vencedor foi a OHMA, escritório de arquitetura e design de Curitiba, Paraná. O stand criado reforçou o resgate à essência humana por meio das cores, responsáveis por traduzirem momentos importantes, trazendo uma reflexão sobre como a diversidade é positiva e necessária na hora de criar algo novo.
 
O Archathon é considerado uma das mais importantes iniciativas do mercado para revelar jovens talentos e dar abertura às minorias. Não à toa, hoje, o OHMA é destaque no cenário nacional, o que reforça a importância de empresas do segmento valorizarem os criativos nacionais. “Precisamos ressaltar a riqueza da nossa arquitetura e design, valorizar nossos laços e talentos locais. Ao dar voz a jovens profissionais, oferecer oportunidades de aprendizado e divulgar seus trabalhos, podemos ter um impacto positivo não apenas em suas carreiras, mas em toda cena arquitetônica brasileira, contribuindo com seu destaque e representatividade em todo o mercado", diz Sylvia Gracia, Coordenadora de Marketing - Cor e Conteúdo na Suvinil.

Interações intensificadas

A Suvinil está sempre presente também nos escritórios de aceleração da Archademy, com palestras sobre o estudo de tendências Suvinil Releva, materiais nas salas de amostras, descontos especiais na compra de produtos, entre outros.  Vale destacar que em 2020, com a pandemia, as interações digitais foram intensificadas. O evento de lançamento da cor do ano – Meia Luz -, por exemplo, foi transmitido na plataforma de conteúdo Archademy. Outros quatro encontros da campanha "Suvinil na Sua Casa" foram realizados com exclusividade para a Comunidade.
 
O apoio da Suvinil junto a profissionais de todo Brasil foi amplificado com a Comunidade Archademy PRO e o Programa de Aceleração, duas iniciativas totalmente online. Na primeira, uma assinatura anual permite o acesso a uma plataforma digital de conteúdos focada em marketing, gestão e vendas, em que profissionais (já com mais de mil inscritos) também podem interagir por meio do Slack e se conectar com escritórios de todo Brasil. 
 
Já o Programa de Aceleração, antes restrito a profissionais selecionados para participar das aceleradoras, destina-se à uma reestruturação mais profunda e rápida dos participantes. São 90 dias de acompanhamento com João Leão, diretor de Aceleração da Archademy.
 
Deu match!

A Archademy conecta seus mantenedores a iniciativas e profissionais do mercado por meio do MatchLAB, um laboratório ativo de cocriação e de inovação, estruturado em suas aceleradoras e redes digitais. Um dos primeiros matchs de 2021 foi entre a Suvinil e o projeto Arquitetas Negras. Como mantenedora da Achademy, a Suvinil tem direito a 30 acessos ao programa de aceleração desenvolvido pela startup e, neste ciclo, todas as vagas foram destinadas ao projeto Arquitetas Negras. "Buscar a igualdade de oportunidades na arquitetura é transformar a arquitetura em ferramenta social ", diz Gabi de Matos, fundadora do Arquitetas Negras.
 
O objetivo do programa e em especial neste clico, é fazer com que arquitetas e designers de interiores, donas dos seus próprios escritórios ou autônomas, recebam a orientação adequada para que organizem os seus negócios, sejam mais valorizadas e reconhecidas, e consigam novos e melhores clientes. “Sabemos das dificuldades e dos desafios encontrados por profissionais negras para que consigam se inserir, manter e tornar seus negócios sustentáveis, então quando surgiu o convite, a empolgação veio junto", conta Audrey Carolini, co-coordenadora do Arquitetas Negras. "Contamos com um time engajado com práticas inclusivas que tem permitido acesso a jovens que muitas vezes precisam apenas de um direcionamento profissional", ela relata.

O investimento para participar do projeto é de R$2.997, mas para as profissionais selecionadas, será totalmente gratuito. 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »