21/05/2021 às 11h08min - Atualizada em 23/05/2021 às 00h00min

Vale a pena comprar carro com GNV?

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
Uma dúvida que muitas pessoas têm é se vale a pena comprar carro com GNV (Gás Natural Veicular). Esse tipo de recurso é muito usado por quem quer diminuir os gastos com combustível, especialmente considerando que um litro de gasolina pode custar algo como R$5,60 no mercado atualmente. Levando em conta a média anual de quilometragem rodada no Brasil, isso daria mais ou menos R$9.335,20 gasto com combustível por ano para quem tem um automóvel com motor 1.0.
Portanto, e especialmente para quem dirige Uber ou outros aplicativos de transporte (milhões de pessoas), é importante saber se vale a pena comprar carro com GNV.

Alguns especialistas não recomendam, enquanto outros dizem que não há problema nenhum com isso. Portanto, a melhor solução é pesar os prós e contras e decidir se essa é uma boa opção para você.


O time da NoxCar, uma das principais concessionárias de seminovos e usados em Florianópolis, expõe algumas opiniões sobre os benefícios e os malefícios do GNV. Veja a seguir se vale ou não a pena ter esse recurso no seu automóvel!

Vale a pena comprar carro com GNV?


Como em tudo na vida, para decidir se vale a pena comprar carro com GNV, é necessário pesar os prós e contras desse tipo de recurso. Veja abaixo a parte positiva e negativa dessa instalação.

Os prós


O principal benefício para a instalação do GNV ou da compra de um automóvel que já tenha esse recurso é a economia. De fato, o uso do Gás Natural Veicular reduz muito os gastos do veículo, começando pelo consumo de combustível. O automóvel com GNV gera uma economia considerável no gasto energético, já que o preço por quilômetro rodado com o gás é muito menor que o com gasolina ou etanol.

O recurso ainda gera ganhos econômicos em outras áreas, como a redução de consumo de lubrificantes no motor (por causa da menor queima de combustível) e desconto no IPVA em alguns estados.

Para finalizar, o GNV emite menos CO2, o que diminui a poluição. Não é tão bom quanto o etanol ou os carros elétricos nisso, mas já é alguma coisa.

Os contras


No entanto, nem tudo são flores. Como os especialistas da NoxCar avisam, comprar carro com GNV tem alguns contras também: a começar pelo preço de revenda do veículo.

De acordo com eles, e tomando como base as concessionárias em Florianópolis, o automóvel com GNV tem uma maior desvalorização (cerca de 15 a 20%). Afinal de contas, o veículo sofreu uma modificação, o que diminui o interesse do público que poderia comprá-lo, além de acarretar a perda da garantia.

Além disso, o sistema ainda gera um desgaste maior em peças como as velas e bobinas e exige manutenção constante para funcionar. Isso tudo aumenta o custo e, dependendo do tipo de carro, pode até mesmo "compensar" aquela economia com combustível. Há uma pequena perda de potência do carro (o que é ruim para quem já dirigia um veículo 1.0), além de redução do espaço no porta-malas. Em alguns casos, pode ocorrer até a perda do banco traseiro por completo.

Para finalizar, vale lembrar que a instalação do kit GNV é cara e não são todos os postos de combustível que oferecem abastecimento para carros com essa modificação.

Conclusão


Como foi possível constatar, não é tão simples assim responder se vale a pena comprar carro com GNV. Existem vantagens? Claro que sim. De fato, pesando todos os pontos, no geral existe uma economia com o uso desse tipo de gás no automóvel. São raros os casos em que o aumento da manutenção e desgaste de outras peças “cancelam” a economia com combustível.

No entanto, a perda com a desvalorização e o alto valor da instalação do kit (além de perder potência e espaço) podem não valer a pena comprar um veículo assim.

No geral, a questão é calcular quanto tempo você ficará com o automóvel. Dependendo do prazo, vale a pena comprá-lo. Até porque, se você vai fazer a compra, ele será um seminovo ou usado. Isso significa que o custo de instalação já foi pago e a desvalorização já foi sentida. Pode ser difícil vendê-lo depois, mas a maior parte dos custos já foram abatidos.

Pronto! Agora já vimos se vale a pena comprar carro com GNV ou não. Como pôde  perceber, de fato existem muitos benefícios nesse tipo de instalação, mas também existem alguns malefícios. Para um motorista de Uber ou de aplicativos de transporte, o GNV é negativo pois utiliza a maior parte do banco traseiro e reduz muito o espaço do carro. Ao mesmo tempo, ele realmente tem uma economia considerável no consumo de combustível.

No geral, depende muito de cada contexto. Na sua opinião, vale a pena comprar carro com GNV? Comente abaixo!

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »