14/12/2020 às 18h25min - Atualizada em 18/05/2021 às 00h00min

Aprenda a identificar o óleo lubrificante ideal para seu carro

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
 

Para além da necessidade de locomoção, o veículo para muitas pessoas precisa atender aos desejos e pode ser motivo de orgulho para seu dono. Um carro bem cuidado, com a integridade garantida, seja velho ou novo, é prioridade para muitos.

 

Você provavelmente sabe que é necessário se atentar para alguns cuidados importantes para manter-lo sempre funcionando, como fazer revisões regulares, trocas de óleo lubrificante quando necessário, a manutenção do motor, entre outras coisas para garantir sempre a melhor performance do carro.

 

O óleo cumpre o papel fundamental de lubrificar o motor do seu carro, para que seja reduzido o atrito entre as peças e consequente desgaste delas, é um produto essencial para que seu carro funcione bem, afinal a falta de lubrificação pode travar ou fundir o motor.

 

O óleo também é responsável por manter a temperatura do motor e é por conta dele que a limpeza desta parte do carro acontece, o óleo é um dos principais atores na retirada de impurezas que são geradas durante a combustão, além disso, ele age protegendo as peças contra a oxidação.

 

O uso do óleo aumenta a vida útil de seu motor e contribui para a economia do combustível, por esse motivo, escolher um produto de qualidade e o respeitar os intervalos das trocas e manutenções do óleo são pré requisitos básicos para não ter dor de cabeça.

 

Pensando nisso, elaboramos este artigo para te ajudar a identificar qual óleo ideal para o seu carro. Veja!

 

Quais os tipos de óleo lubrificante existente no mercado?

O primeiro passo para saber o melhor óleo para o seu tipo de carro, é conhecer os tipos de óleos que estão disponíveis no mercado atualmente. Lembrando que é necessário verificar a quilometragem para qual o óleo foi produzido, que são suas basicamente, 5 mil e 10 mil km rodados. Existem 3 tipos de óleo:

 

Óleo Mineral

O óleo de motor mineral é resultado do refino do petróleo de onde é tirado alguns óleos minerais básico e aditivos, ele é considerado o mais comum do mercado. Sua utilização é maior em veículos e motores mais mais antigos.

Óleo semi sintético

Os lubrificantes semissintéticos são elaborados a partir da mistura de óleos minerais e sintéticos misturados proporcionalmente à aditivos, é indicado para a maioria dos motores que estão no mercado. O seu processo de fabricação, faz com que ele tenha um ótimo custo-benefício.

 

Óleo sintético

Os óleos sintéticos são, também, derivados do petróleo, porém seu processo de fabricação passa por modificações químicas que proporcionam maior estabilidade, o que prolonga a vida útil, desta forma ele carrega características que faz com que sua performance supere os óleos minerais. Esse tipo de óleo é ideal para motores mais novos e modernos e possuem por isso um custo-benefício incomparável.

 

Quando trocar o óleo lubrificante?

Para saber quando trocar o óleo é preciso observar algumas condições, como a indicação que o próprio óleo fornece em relação a quilometragem, 5 mil ou 10 mil km rodados, o tipo de motor, modelo ou marca. 

 

É necessário estar atento ao manual do carro e do próprio lubrificante que você usará, pois o fabricante coloca informações importantes sobre todos os componente e recomendações para o seu veículo.

 

A importância de acertar no óleo lubrificante

A escolha do óleo lubrificante adequado para seu tipo de carro é um elemento muito importantes e deve ser levado à sério. Desta forma você evitará danos e despesas desnecessárias, opte sempre por aqueles que tenham a melhor qualidade e oferecerá a melhor performance para o seu veículo.

 

Como escolher o óleo ideal

Agora que você já conhece quais tipos de óleo disponíveis no mercado e qual o ideal para o seu tipo de carro, chegou a hora de conhecer os elementos fundamentais que você deve conhecer e observar na hora da compra.

Leia sempre o manual do seu carro

Parece óbvio, mas muita gente esquece este, que é um dos elementos mais fundamentais para conhecer qualquer equipamento, independente do que seja. Para a maioria dos equipamentos, não dar atenção ao manual, pode não fazer muita diferença, mas no caso dos carros, a situação é diferente, deixar o manual de lado, pode causar uma série de contratempos e inconvenientes.

 

Quando você compra um veículo, é importante ficar atento às informações trazidas no manual, pois é ali que elas estarão descritas, ali é possível encontrar explicações sobre a funcionalidade do carro, como evitar a ocorrência de danos, assistência técnica, e muito mais.

Viscosidade

Outro ponto a observar e que merece muita atenção é a viscosidade e o desempenho do óleo, que estarão especificados no rótulo do produto e no manual. 

 

Todo óleo lubrificante é viscoso, e essa viscosidade é alterada de acordo com a temperatura do motor, é importante observar isso, justamente porque o óleo pode te ajudar a manter o desempenho do seu carro e pode contribuir para a economia de combustível. 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »