23/02/2021 às 16h48min - Atualizada em 23/02/2021 às 14h49min

Bandeira quadriculada para Fausto Gresini

Carlos Alberto Goldani - stilohouse.com.br
O campeão mundial de 125cc e diretor da equipe de MotoGP Fausto Gresini faleceu após ficar internado por quase dois meses devido a complicações relacionadas a Covid.



Fausto Gresini - 23/01/1961 a 22/02/2021

O italiano de 60 anos, que testou positivo para Covid no final de dezembro, estava na unidade de terapia intensiva do hospital Maggiore em Bolonha, lutando contra graves problemas respiratórios desde 30 de dezembro.

Inicialmente colocado em coma farmacêutico, a condição de Gresini melhorou e - enquanto a ventilação mecânica sempre foi necessária para manter os níveis de oxigênio no sangue - ele foi descrito como totalmente consciente e capaz de participar de chamadas de vídeo com sua família, até receber visitas de sua esposa. Entretanto surgiram complicações causando uma deterioração acentuada de sua condição.

Uma recente atualização a equipe médica descreveu um quadro clínico 'crítico' e relatos de que Gresini havia falecido surgiram ontem (22-02). O reconhecimento oficial de sua morte veio com a seguinte declaração oficial da equipe Gresini emitida na manhã de hoje (terça-feira, 23 de fevereiro):

"Somos forçados a compartilhar com todos vocês notícias que sempre tentamos evitar. Depois de quase dois meses lutando contra Covid, Fausto Gresini infelizmente faleceu, poucos dias depois de completar 60 anos.

"Toda a Gresini Racing é solidária com a família de Fausto: sua esposa Nadia e os quatro filhos Lorenzo, Luca, Alice e Agnese, bem como a todos que tiveram a chance de conhecê-lo e amá-lo ao longo dos anos.”

Depois de uma carreira de 12 anos como piloto de GPs, sempre na classe 125cc, Gresini mudou-se para a gestão da própria equipe em 1997.

Sua equipe conquistou três títulos nas classes de acesso, - o campeonato mundial de 250cc de 1997 com Daijiro Kato, a coroa da Moto2 de 2010 com Toni Elias e o título da Moto3 de 2018 com Jorge Martin - além das vitórias na Honda MotoGP com Sete Gibernau (8), Marco Melandri (5) e Toni Elias (1).

Sempre próximo de seus pilotos, Gresini enfrentou mais mágoas do que qualquer outro diretor de equipe da MotoGP da era moderna com a perda de Daijiro Kato (2003) e Marco Simoncelli (2011) devido a acidentes fatais de corrida enquanto defendiam as cores da sua equipe.

Gresini tornou-se a equipe Aprilia de motoGP a partir do final de 2014, um acordo que será concluído nesta temporada. O fábrica pretende ser ter uma equipe oficial  própria na MotoGP  a partir de 2022, enquanto continua competindo nas classes Moto2, Moto3 e MotoE.


Fausto Gresini & Marco Simoncelli

Stilohouse se junta à comunidade da MotoGP para oferecer suas sinceras condolências à família, amigos e equipe de Fausto Gresini.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »